Como ouvir podcast no seu celular ou smartphone?

Imagem
O que é um podcast? Nos termos desse artigo, se trata de um arquivo de áudio enviado para seu celular através de um aplicativo capaz de ler um endereço de download na internet. Qual o melhor podcast? Isso mesmo, o Autoria! Um podcast é uma mídia maravilhosa de programa de entretenimento ou informação gravada apenas em áudio, quase uma rádio online, que você pode baixar quando quiser e ouvir quando quiser, onde quiser. É um ótimo modo de se manter informado ou entretido enquanto está na academia, toma aquele banho ou vem cansado dentro do ônibus ou carro depois de um dia de trabalho. No nosso caso, o Autoria Podcast é um programa voltado para o mundo literário e nerd, com assuntos que variam desde indicações de livros, lançamentos das principais editoras e autores nacionais, comentários sobre filmes e notícias do mundo nerd. E você pode ouvir tudo isso gratuitamente, tendo apenas que baixar um aplicativo gratuito em seu celular e inserir o endereço para que ele encontre os arqu

Resenha #1: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

Nossa resenha de O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares mostra como o livro nos faz submergir na história, com personagens muito bem desenvolvidos e um enredo de mistério muito bem amarrado.

O livro O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é um romance envolvente que conta a história traumática de Jacob Portman, um jovem que, após a perda do avó, descobre, em meio a fotografias e cartas antigas, quem ele é e como o mundo é muito mais peculiar do que parece.

Lembre-se: aperte no botão +1 à direita da tela para nos ajudar a produzir mais conteúdo e compartilhe com os amigos. Sugestões de temas e sua opinião sobre o artigo, deixe nos comentários (queremos muito ler isso!).

Me siga no Twitter: @murillo_arco

Ficha técnica de O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

Autor: Ransom Riggs
Ano: 2015
Editora: LeYa
Páginas: 335
Link para compra: Livraria Saraiva | Amazon

Sinopse:
Jacob Portman, de 16 anos, passa por uma terrível experiência que o deixa com sequelas traumáticas. Para superar e tentar encerrar esse capítulo de sua vida, Jacob decide ir atrás do passado de seu avô, partindo para uma ilha remota no País de Gales.

Lá ele encontra as ruínas de um orfanato destruído pela Segunda Guerra Mundial, a casa em que seu avô viveu quando fugiu da perseguição nazista aos judeus.

Nada faz sentido para ele, já que as histórias que seu avó contava - incluindo fotos - diziam que o lar das crianças estava em pleno funcionamento após a Guerra. Após encontra um velho baú nas ruínas do orfanato, Jacob passa a descobrir a verdadeira história.

Breve resumo de O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares - com leves spoilers

Jacob Portman cresceu ouvindo de seu avô histórias fantásticas sobre um orfanato cheio de crianças completamente diferentes: voam, criam fogo a partir do próprio corpo, erguem pedras enormes. Todos no orfanato eram protegidos e cuidados pela Srta. Peregrine, apelidada de "Ave" pela crinças peculiares.

Enquanto criança, Jacob sabia que seu avô se refugiara no orfanato para crianças peculiares porque havia sido perseguidos por monstros. Quando cresceu, o jovem entendeu, por trás da fantasia das histórias de seu avô, que sua família teve um passada sombrio: os pais e irmãos de seu avô foram mortos nos campos de concentração e os monstros eram os nazistas.

Trabalhando na rede comercial de sua família, um pequeno império lucrativo, Jacob acredita que sua vida nunca passará além dos limites daquele negócio, até que, numa noite, uma tragédia familiar, que deixa um trauma psicológico profundo no garoto o faz relembrar das histórias de seu avô, reconsiderando a veracidade delas.

Numa tentativa de encerrar todo esse pesadelo, Jacob parte para o País de Gales em busca da ilha onde o Orfanato da Srta. Peregrine fica, acreditando que encontrará uma velha senhora que poderá lhe dizer quem era, realmente, seu avô.

Ao chegar no lugar onde deveria haver uma casa grande, com jardins verdes e floridos, ele encontra uma casa devastada pela guerra e pelo tempo, contradizendo todas as histórias que seu avó contava. nada se encaixa na linha de tempo das histórias porque o orfanato deveria estar de pé e funcionando para que fosse assim.

Quando encontra um baú cheio de fotos iguais às que seu avô tinha, Jacob começa a dar por encerrada sua busca, pensando já ter chegado no final das descobertas. Enquanto debruçado sobre as fotos, dentro de um buraco enorme no piso do velho orfanato, ele ouve vozes acima dele e, quando olha para cima, encontra os mesmos rostos que vê nas fotos - as crianças peculiares estão ali, olhando para ele e, mesmo após todos os anos, ainda são crianças.

Jacob corre atrás delas e, num rastro de vestido branco em meio à floresta, encontra Emma, uma garota que pode produzir fogo em seu próprio corpo e tão temperamental e dramática quanto uma chama.

A partir daí, ele encontra o orfanato, a Srta. Peregrine e descobre o verdadeiro passado de seu avô: ele era uma criança peculiar que decidiu caçar monstros para proteger aqueles a quem gostava.

Minha opinião sobre Orfanato para Crianças Peculiares - spoilers leves

O livro Orfanato da Srta  Peregrine tem uma ótima premissa. É uma história sombria sobre crianças poderosas e perigosas, presas num lugar inalcançável para se protegerem de inimigos assustadores.

Ransom Riggs, na foto próxima, consegue cativar a leitura por meio de sua narração densa e equilibradamente detalhada. Ele consegue desenvolver o mistério envolvendo a família Portman usando uma trama profunda, que se desvenda de modo contínuo e suave, embora ainda se dê ao leitor a oportunidade de juntar as pistas e os fatos.

Sem sombras de dúvidas, a melhor sacada de Orfanato da Srta Peregrine é a integração da história às fotografias que a ilustram. Várias fotos que Jacob descreve na narrativa aparecem impressas no livro. Enquanto pensamos que foram criadas exclusivamente para O Orfanato, no final somos apresentados à citação de direitos de uso de imagem: todas as fotos são autênticas, foram realmente tiradas na época da Segunda Guerra.

O Orfanato é uma narrativa envolvente que resgatou todo um acervo fotográfico bizarro que dá peso á história, levantando aquela questão de livros que ficam para sempre em nossa memória: será se tudo isso é verdade?

O ponto negativo que mais me incomodou foi a criação da expectativa para a ação do livro. No início, sabemos que o avô de Jacob lutava contra os "monstros" do nazismo, depois algo trágico acontece, seguido por Jacob encontrar a ilha e situações altamente bizarras e carregadas de suspense e tensão acontecem.

Após toda essa carga de suspense, aumentada drasticamente por fotografias impactantes, esperamos muito pelo momento em que o vilão aparece, frustrando toda essa expectativa com o a luta entre crianças e vilão - demora muito para acontecer e, quando acontece, é tão rápida que te desanima.

Melhores momentos do livro Crianças Peculiares

1º: Quando a srta. Peregrine conta a Jacob quem são os inimigos dos crianças peculiares. Um momento carregado de suspense e ilustrado por fotos atormentadoras.

2º: Quando Victor é apresentado a Jacob por Encoh.

3º: A fuga de Jacob e Emma de um Etéreo. O medo causado nessas cenas é vivido pelo leitor de um modo que só a narrativa de Riggs pode fazer.

Nota para o livro Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares: 7/10

Pelo excelente trabalho fotográfico, pela descrição equilibrada e pela frustração da expectativa no final.

O que os escritores podem aprender com Crianças Peculiares

Escritores buscam referências e aprendizado em cada momento que vivem e O Orfanato é uma ótima lição sobre como escrever bem uma trama, enlaçar todos os elementos.

Riggs maneja muito bem as palavras para fazer suspense, criando uma expectativa que se contorce dentro do leitor, deixando ele animado e entusiasmado pela próxima página. Ele ensina como engatilhar os eventos dentro da mente do leitor, disparando-os na hora certa.

Se você gosta de escrever sobre fantasia, suspense, terror e literatura jovem, ler O Orfanato será um grande aprendizado. Você também poderá aprender com o erro do livro em deixar toda a ação para as últimas páginas e acabar frustrando seu leitor.


Esse foi um artigo colaborativo com o blog Eixo Nerd

Se inscreva em nosso blog e entre em nosso grupo do Facebook para ser um Nerd do Eixo e não perder nada. Compartilhe com os amigos!

Oi, eu sou Murillo Costa, editor do Eixo Nerd e autor de Os Renegados. Quer conhecer mais meu trabalho e meu livro? Me siga nas redes sociais:
twitter: @murillo_arco
facebook: @trilogiaosrenegados
instagram: @murilloarco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As seis melhores distopias de todos os tempos

Como criar bons personagens que cativam o leitor

Resenha #2 - X-Men: A Saga da Fênix Negra | Prepare-se para o filme