Como ouvir podcast no seu celular ou smartphone?

O que é um podcast? Nos termos desse artigo, se trata de um arquivo de áudio enviado para seu celular através de um aplicativo capaz de ler um endereço de download na internet. Qual o melhor podcast? Isso mesmo, o Autoria!


Um podcast é uma mídia maravilhosa de programa de entretenimento ou informação gravada apenas em áudio, quase uma rádio online, que você pode baixar quando quiser e ouvir quando quiser, onde quiser. É um ótimo modo de se manter informado ou entretido enquanto está na academia, toma aquele banho ou vem cansado dentro do ônibus ou carro depois de um dia de trabalho.

No nosso caso, o Autoria Podcast é um programa voltado para o mundo literário e nerd, com assuntos que variam desde indicações de livros, lançamentos das principais editoras e autores nacionais, comentários sobre filmes e notícias do mundo nerd. E você pode ouvir tudo isso gratuitamente, tendo apenas que baixar um aplicativo gratuito em seu celular e inserir o endereço para que ele encontre os arquivos de áudio.

A partir daí, é só relaxar e ouvir a voz de nosso locutor te contando as melhores histórias.

Primeiro passo: baixe o aplicativo que acessará o arquivo de áudio

Existem vários aplicativos que podem fazer o papel de baixar o arquivo de áudio do podcast.

Para ouvir podcast em smartphones do sistema Android, um aplicativo indicado é o Podcast Addict (clique aqui para ir até a Google Play). Ele é um agregador simples e leve.

Já no sistema iOs, o aplicativo Podcasts é nativo na maioria dos aparelhos. Caso o seu não o tenha, é fácil encontrá-lo na App Store e instalá-lo de graça, pronto para baixar e ouvir podcasts.

Para quem pensava que o Windows Phone ficaria para trás (eu pensava, sou usuário do sistema), existe o aplicativo iPodcast, de uso muito fácil e funcionamento bem leve (clique aqui para ir até a Loja).

Com o aplicativo para ouvir podcast instalado, vem a parte mais legal.

Último passo: encontrar o podcast que você quer ouvir

Abra seu aplicativo, encontre o lugar em que se pode colocar um endereço de internet, algo parecido à barra de endereço do seu navegador (pode ser indicado por algo como “adicionar podcast” ou simplesmente um botão de “+”).

Feito isso, cole nessa barra o endereço fornecido pelo podcast que você quer ouvir. Esse endereço é chamado de “feed”, onde estarão listados todos os episódios para seu aplicativo baixar – ele não vai baixar todos, mas o mais recente.

Para você que é fã do Autoria Podcast, basta colar o seguinte endereço na barra de procura do seu aplicativo: http://www.centalautoria.com.br/AutoriaPodcastFeed.xml. Feito isso, toda semana você receberá nossos episódios gratuitamente e automaticamente.

Por quê ouvir podcast na era do YouTube?

Resposta simples: desafio você a prestar atenção a um vídeo no YouTube enquanto volta para casa dirigindo ou num ônibus.

Além disso, podcasts geralmente tem arquivos pequenos, exigindo menos internet para baixá-lo, o que, consequentemente, gastará menos da franquia do seu 3G ou 4G.

É claro que quase todo mundo gosta de assistir vídeo no YouTube, incluindo a mim, mas, porquê não variar um pouco de conteúdo?

Conheça não só o Autoria Podcast, mas muitos outros que também são ótimas formas de entretenimento para aquele momento em que você quer dar boas risadas com conversas informais.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As seis melhores distopias de todos os tempos

Como criar bons personagens que cativam o leitor