Como ouvir podcast no seu celular ou smartphone?

Imagem
O que é um podcast? Nos termos desse artigo, se trata de um arquivo de áudio enviado para seu celular através de um aplicativo capaz de ler um endereço de download na internet. Qual o melhor podcast? Isso mesmo, o Autoria! Um podcast é uma mídia maravilhosa de programa de entretenimento ou informação gravada apenas em áudio, quase uma rádio online, que você pode baixar quando quiser e ouvir quando quiser, onde quiser. É um ótimo modo de se manter informado ou entretido enquanto está na academia, toma aquele banho ou vem cansado dentro do ônibus ou carro depois de um dia de trabalho. No nosso caso, o Autoria Podcast é um programa voltado para o mundo literário e nerd, com assuntos que variam desde indicações de livros, lançamentos das principais editoras e autores nacionais, comentários sobre filmes e notícias do mundo nerd. E você pode ouvir tudo isso gratuitamente, tendo apenas que baixar um aplicativo gratuito em seu celular e inserir o endereço para que ele encontre os arqu

Resenha #2 - X-Men: A Saga da Fênix Negra | Prepare-se para o filme

X-Men: A Saga da Fênix Negra é uma das sagas dos mutantes mais aclamadas entre os fãs, entre esses o editor dessa resenha da Saga da Fênix, que preparou tudo com muito cuidado para que os pontos principais da história não passem batidos.

X-Men: A Saga da Fênix Negra foi escrita por Chris Claremont e John Byrne nos anos de 1979 e 1980, compreendendo um ano de lançamentos, mês após mês. A saga se inicia em Os Fabulosos X-Men #125 e termina em #137 (se você assistiu Stranger Things, agora sabe de qual revista os garotos falam no primeiro episódio).

Lembre-se: aperte no botão +1 à direita da tela para nos ajudar a produzir mais conteúdo e compartilhe com os amigos. Sugestões de temas e sua opinião sobre o artigo, deixe nos comentários :)

Nessa resenha de A Sega da Fênix Negra vamos te ajudar a entender a história de uma vez por todas (ou não... qualquer dúvida, deixe nos comentários). Quem é Jean Grey? Quem é a Fênix? Quem é a Fênix Jean Grey? E, claro, porque essa saga é tão importante, não só para os X-Men, mas para todo o mundo dos quadrinhos.

Essa resenha contem spoilers, incluindo o que acontece no final da Saga da Fênix Negra. Se você já assistiu X-Men: O Confronto Final, já sabe o que acontece no fim.

Antes da resenha propriamente dita da Saga da Fênix Negra, três questões precisam ser entendidas.

Quem são Jean Grey e a Fênix


Jean Grey é uma jovem mutante poderosíssima, com poderes telepáticos e telecinéticos que podem alcançar a matéria a nível molecular. Por si só, Jean já pode ser considerada uma mutante de alto nível de poder. Por ser tão poderosa, ela se torna o receptáculo perfeito para a Fênix habitar.

Já a Fênix é uma entidade cósmica do Universo Marvel, a manifestação da força da vida de todo o universo, uma força de criação e destruição em precedentes. É imortal e indestrutível. Embora ela seja uma ave de fogo, o Efeito Fênix, ela pode "possuir" certas formas de vida. Ela encontra em Jean o melhor corpo ao qual habitar.

Como a Fênix e Jean se encontram

Em Os Novíssimos e Diferentes X-Men #101, Os X-Men voltam de uma missão no espaço e o ônibus espacial em que estão entra no caminho de um terrível tempestade solar, expondo-os à morte certa. Na nave há uma célula de vida à prova de radiação, mas a nave está danificada e não pode reentrar no planeta sem um piloto humano.

Jean, usando seus poderes telepáticos, absorve todos os conhecimentos do piloto da nave e, enquanto seus amigos estão na célula de vida, mantém a nave no curso certo em direção à terra.

Por vinte minutos, ela consegue se proteger num casulo telecinético contra a radiação da tempestade solar, que os atinge massivamente. Quando não podia mais aguentar, a Força Fênix se une a ela, passando a habitar seu corpo. O ônibus espacial cai no lago próximo ao Aeroporto Kennedy, em Nova Iorque.

Toda a equipe do X-Men sobrevive e, quando Jean emerge das águas, está com o uniforme clássico da Fênix, verde, amarelo e preto. Diz a seus amigos não ser mais a Jean Grey que conheciam, mas a Fênix, "Fogo e vida encarnada!".

Resenha Saga da Fênix Negra parte 1: Introdução à problemática da história

Jean, já antes poderosa, se une a uma das entidades mais poderosas do universo. "O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente", já dizia o filósofo. Jean/ Fênix passa a ter poder praticamente absoluto, mas, ainda assim, é uma humana imperfeita, com emoções humanas fortes. A Fênix passa a gostar das emoções de Jean e, aos poucos, entorpece-se com elas, tornando-se o pior inimigo que os X-Men já enfrentaram.

Anteriormente, Jean, e o resto do mundo, sofre com a aparente perda dos X-Men numa missão. Ela decide deixar um pouco seu lado super-heroína numas "férias", onde viaja até a ilha Muir e é examinada por Moira McTaggert, que já suspeita que há errado com Jean.

Na ilha, o filho de Moira, o mutante Proteus, que vivia em isolação por causa da falta de controle de seus poderes, foge e se torna uma grande ameaça, matando civis. 

Nesse momento, descobre-se que os X-Men conseguiram sobreviver e todos se mobilizam para capturarem Proteus. Durante a missão, Jean sente seus poderes diferentes e, de repente, se vê mergulhada numa visão do passado, que julga ser de alguma ancestral.

Quando conseguem capturar o mutante, Jean sabe que seus poderes não estão normais e que alguma coisa terrível poderá acontecer.

Resenha Saga da Fênix Negra parte 2: O Clube do Inferno se revela como motivador principal da corrupção da Fênix

Algum tempo se passa desde os acontecimentos com Proteus e o Professor X encontra uma jovem mutante Kitty Pryde, a Lince Negra. Ele pede que sua equipe vá em busca da garota e, durante o processo de aproximação a ela, os X-Men são capturados pelo Clube do Inferno, uma liga de milionários em busca de poder.

Um membro do clube já havia entrado em contato com Jean quando ela viajava para a ilha Muir. Ele é o mutante conhecido como Mestre Mental e foi ele que induziu Jean a ter visões de seu "passado", criando nela emoções fortes e tentando prendê-la numa ilusão de que ele é o seu marido e ela a Ranha Negra do Clube do Inferno.

Mestre Metal faz tudo isso porque sabe que os poderes de Jean poderiam se tornar a principal arma do Clube do Inferno para que ele se tornasse supremo.

A entidade Fênix passa a amar os sentimentos humanos de Jean, gerados pelo Mestre Mental. Ela se torna uma criatura movida por paixão, ódio e fúria, banindo a consciência de Jean e tomando conta de seu corpo por completo. Nasce a Fênix Negra.

Em luta dento das instalações do Clube do Inferno, Fênix se vira contra todos, incluindo o próprio Mestre Mental, Scott e os X-Men.

Ela derrota a todos facilmente e parte para o espaço. Um ser impregnado de poder e totalmente descontrolado.

Resenha Saga da Fênix Negra parte 3: A Fênix se consolida como uma ameaça a toda a vida no universo

Viciada nas novas sensações e emoções a que foi exposta, Fênix Negra viaja para um sistema solar em busca de novos prazeres. A viagem a deixa esgotada, e, para se recuperar, Fênix vai até o núcleo da estrela e o consome, explodindo-a numa supernova que pulveriza um planeta com mais de seis bilhões de seres inteligentes.

Além dessa tragédia, Fênix também destrói uma nave do império Shi'ar, matando todos os seus tripulantes. Isso chama a atenção de Lilandra, a imperatriz, que decide ir atrás da Fênix com uma pena de morte como decreto.

Recarregada e após tanta destruição, a Fênix Negra volta à Terra, para a casa dos pais de Jean Grey. Confusa e atordoada, Fênix toma as lembranças de Jean e tenta reviver suas emoções.

Nesse meio-tempo, Fera consegue fazer um dispositivo que ajudaria a consciência de Jean retormar o controle de seu corpo. Os X-Men a encontram na casa da família Grey e, após uma luta irrelevante para a Fênix, os X-Men são derrotados.

Derrotado até que o Professor X entra em ação, despejando na Fênix Negra poderosas rajadas telepáticas. a batalha é tão intensa que o Efeito Fênix toma conta dos céus, iluminando a noite.

Professor X consegue encontrar a consciência de Jean dentro dela mesma e, juntos, prendem a Fênix Negra, isolando-a de Jean e devolvendo a ela o controle de seu corpo e de seus poderes.

A ameaça é contida, mas, no momento em que os X-Men comemoram a volta de Jean, são teleportados para dentro de uma nave Shi'ar, sendo obrigados a encarar Lilandra dizer:

"A Fênix deve ser destruída!"

Resenha Saga da Fênix Negra parte 4: O Destino da Fênix

Essa é a premissa para a icônica revista em quadrinhos Os Fabulosos X-Men #137 - O Destino da Fênix. Se alguém que se diz ser fã de X-Men não se emocionar com a leitura dessa revista, deve rever se gosta mesmo dos mutantes.

Lilandra condena a Fênix à morte. Mas Jean já retomou seu corpo e a Fênix Negra está contida. Os X-Men decidem lutar pela vida de Jean num embate contra a Guarda Imperial Shi'ar, onde lutarão na lua da Terra, até que o último consiga ficar de pé, dando a vitória ao time que ele pertencer.

Todos lutam, dando sangue e poderes para salvar Jean Grey da execução, mas a guarda imperial é muito forte, dando uma boa surra nos x-men, até que sobre somente dois deles conscientes: Scott e Jean.

Quando Scott é severamente atingido, Jean não consegue mais suportar a Fênix contida dentro de si e todo o poder da entidade é liberado, trazendo de volta a Fênix Negra ali mesmo, na arena de combate.

Oscilando entre Fênix Negra e Jean Grey, o momento mais lindo dessa saga, e talvez de todas as outras sagas dos X-Men, acontece: numa tentativa de salvar a todos, os X-Men partem para cima da Fênix Negra, numa última batalha desesperada e sem esperanças. Scott, tendo recobrado a consciência, tenta conversa com Jean, insistindo para que ela retome o controle sobre si mesma.

A isso, Jean responde:

"Não posso esquecer que matei todo um planeta... cinco bilhões de seres... tão facilmente quanto se esmaga um papel. Não quero mais mortes na minha consciência. Do seu jeito, eu teria que me controlar totalmente a cada segundo pelo resto da minha vida imortal. É melhor assim, Scott, mais rápido. Limpo. Definitivo."

Jean, enquanto ainda consegue controlar seus poderes, detona um grande canhão numa base militar lunar contra si mesma, se sacrificando para que todos possam sobreviver.

A importância de X-Men: A Saga da Fênix Negra para todos que gostam de quadrinhos

A Saga da Fênix Negra mostrou uma super-heroína ganhando poderes supremos, tornando-se uma espécia de deusa, mas ainda em sua essência humana, incapaz de suportar todo esse poder.

É uma distopia dos quadrinhos, uma das primeiras de seu tempo, que mostrou ao público que heróis também se corrompem, se redimem e, diferente dos vilões, escolhem pagar por seus erros.

Jean Grey, mesmo com sua versão original morta nos quadrinhos, ainda tem o poder conquistar e mobilizar novos fãs. A Saga da Fênix Negra é, sem dúvidas, uma das melhores coisas já produzida pela Marvel.

X-Men: Fênix Negra no cinema

A saga já foi adaptada uma vez para os cinemas, no filme  X-Men: O Confronto Final, de 2006. O filme desagradou a ampla maioria dos fãs, roteirizando uma Fênix muito diferente da dos quadrinhos. Julgar esse filme é tão complexo que preferimos fazer outro artigo, caso for do agrado de vocês.


A Fox anunciou uma nova adaptação para A Saga da Fênix Negra nos cinemas, com estreia marcada para o final do ano que vem. Dessa vez, Jean será interpretada por Sophie Turner, que já atuou em X-Men: Apocalipse. Que saber o que esperamos para esse filme? Clique aqui!

//////
Eu sou Murillo Costa, autor de Os Renegados, uma distopia pós-apocalíptica
conheça meu livro: https://goo.gl/kYJvqL
siga-me no Twitter: @murillo_arco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As seis melhores distopias de todos os tempos

Como ouvir podcast no seu celular ou smartphone?